Informações técnicas

Notas técnicas sobre nossas miniaturas em metal Pewter


1) Dos materiais e sua conservação:


1.1) Pewter é uma liga metálica com, no mínimo 92% de estanho puro em sua composição. Os outros 8% são combinações de metais que cada artesão determina. A nossa liga metálica não contém chumbo nem cádmio que são metais pesados poluentes de efeito cumulativo e prejudiciais à saúde (sistema nervoso central). Após intensa pesquisa tecnológica desenvolvemos a nossa liga metálica com as características necessárias sem causar dano ao meio ambiente nem ao artista ou ao possuidor.

1.1.1) Pewter (sem pintura) e sua manutenção - Como qualquer jóia metálica que fique exposta, em alguma ocasião será necessária limpeza, que deve começar com uma flanela macia, limpa e levemente umedecida com água, depois enxugue as peças também com a flanela macia. Se necessária limpeza mais profunda alguns produtos trazem na fórmula pequena porcentagem de amoníaco (leia as instruções) que poderão dar bom resultado se não forem abrasivos. NUNCA use produtos abrasivos mesmo que no seu rótulo venha escrito "polidor", exija produtos que garantam não riscar, caso contrário o polimento com qualidade de joalheria original será danificado. Nenhum polimento doméstico será melhor que o de joalheria, portanto apenas conservem-no.

1.2) Base de resina é um plástico termofixo que endurece quando se mistura com um agente catalisador ou endurecedor. Trabalhamos com resinas de alta qualidade para que o produto ofereça resistência e durabilidade.

1.3) Pinturas artísticas - Embora não seja recomendado, caso você tenha retirado a redoma de vidro que protege as miniaturas, após algum tempo as esculturas estarão empoeiradas. Elas são pintadas cuidadosamente com finíssimos pincéis e tintas especiais (isentas de chumbo) e só devem ser limpas com pincel macio e seco que habilmente limpará as dobras e reentrâncias das esculturas sem danificar a pintura original. Já as bases de madeira das miniaturas assim como os móveis metálicos pintados e quadros podem ser limpos com flanela levemente umedecida com água sem esfregar e sem produtos químicos.

1.4) Vidros - Em geral uma flanela levemente umedecida com água e posterior secagem já são suficientes para a limpeza. As redomas são rigorosamente limpas antes da montagem das miniaturas e não recomendamos sua retirada, mas caso já o tenha feito, não use o seu dedo para limpar o interior. Para isso use um bastão de madeira tipo palito de sorvete envolto na flanela. Se persistirem as gordurosas marcas digitais do manuseio, não hesite, bafeje sobre a cúpula já montada na base e a limpe em seguida com a flanela (bons fotógrafos já fizeram isso em caríssimas lentes).

2) Da segurança:

2.1) Dos produtos - Muito embora miniaturas possuam indiscutível efeito lúdico além do cultural, as apresentadas neste site não devem ser entregues a crianças pequenas sem supervisão, pois além de algumas serem de vidro outras possuem pontas e são de tamanho pequeno. Brinquedos deixam de lado a fidelidade à escala para priorizar a resistência mecânica e ergonomia exigidas pelas crianças devendo obedecer às leis específicas.

2.2) Das redomas de vidro- A retirada e recolocação das redomas de vidro exigem muita habilidade. Recomendamos não fazê-lo e não garantimos.

3 )Das compras:

3.1) Enviar um email para mari@minipewter.com.br que retornaremos o mais breve possível.

4) Da proteção aos direitos dos artistas - A autoria das artes publicadas neste site assim como ele próprio está protegida por leis cíveis (LeiNº 9.610,de 19/02/1998) e penais nacionais e internacionais. Exerça sua cidadania denunciando eventual cópia ilegal de obras de arte e valorize o seu patrimônio.

5) Das garantias: são as exigidas pela lei. Muito embora nunca nos tenham acontecido quebras ou perdas em transporte pelos Correios, recomendamos inspecionar tudo, quantidade e integridade, antes de assinar o termo de recebimento dos correios. Não se sinta envergonhado em fazê-lo, pois é direito seu. Serviços remunerados de restauração e/ou polimento das peças aqui vendidas poderão ser solicitados correndo frete de ida e volta por conta do cliente. Antes de decidirem consultem-nos, teremos satisfação em atendê-los.

6) Das devoluções - Os custos de logística e tarifas bancárias não integram a atividade artística e portanto serão abatidas dos montantes em caso de devolução por simples decisão do comprador no prazo legal e dentro do território brasileiro, mesmo assim os devolvidos devem estar intactos.

seta para cima